-
Arquitetos: Mutar
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é projetada e pode ser lida tanto em seus cortes longitudinais quanto transversais, formando três volumes variados e duas faixas como suas suturas. A configuração responde a questões climáticas particulares, incidência solar, paisagem visual, percursos e modos de vida. Na sua conformação transversal distinguem-se três volumes.
O maior, no térreo, abriga o espaço de cozinha integrado com um grande ambiente de estar e jantar que se expande diretamente até a galeria semicoberta com vista para o rio. Esta fachada em vidro, voltada a oeste, possui um sistema de brises para regular a entrada de luz e a privacidade. No pavimento superior do referido volume encontra-se um dos quartos com a sua cobertura de duas águas assimétrica independente. Ele está orientado para o rio e para um terraço contíguo de onde se pode contemplar o caminho do sol sobre a água. Este contém uma estrutura que permite, no futuro, instalar um fechamento.
O volume contíguo, de cobertura plana, abriga as circulações (degraus-escadas), o banheiro e o pátio aberto de pé-direito duplo. Este espaço é configurado como o pulmão interior-exterior da casa e onde está previsto o crescimento de um álamo que atravessa a altura total da casa e, por sua vez, articula os volumes laterais percorrendo a veneziana da frente, integrando-se à galeria de acesso.
O último volume constitui o ambiente maior no térreo, que pode funcionar como sala de jogos, biblioteca e também, se o painel pivotante estiver fechado, pode cumprir a função de sala independente e complementar. No pavimento superior localiza-se o outro ambiente, também com telhados inclinados mas como um espelho do primeiro volume. Destinado a um número variável de usuários, aproveita-se a altura dos telhados criando um mezanino acima do volume do banheiro. A partir daí, uma série de plataformas de madeira são projetadas em diferentes níveis e tamanhos. Estas são usadas tanto para colocar outras camas, de acordo com a ocasião, quanto para criar espaços que permitem uma variedade de jogos.
O projeto também é concebido em sua direção longitudinal. Assim se estabelecem duas faixas contínuas que cruzam e costuram os três volumes mencionados acima.
A faixa mais estreita contém os módulos fixos molhados (banheiros/cozinha) e as circulações. A variação do piso é gerada aqui para estabelecer um limite visual e uma materialidade tão adequada quanto a função requerida. A caixa de madeira que contém as escadas pode ser fechada caso seja necessário compartimentar a casa para que funcione apenas em um andar. Ela contém também um banheiro interno e um elemento pivotante que delimita a sala maior. Toda a faixa mais larga que se abre para o rio é definida como a mais flexível, ou seja, embora abrigue determinadas atividades, pode variar ao longo do tempo.